NOTÍCIAS

Infraestrutura · 25 out, 2018

Guia Lopes da Laguna: reconstrução de ponte e investimento histórico em saneamento

Investimento em coleta e tratamento de esgoto só chegou no Governo Reinaldo, após quase 80 anos de emancipação

 

Guia Lopes da Laguna não foi bem tratada por outros governos estaduais. Apesar de já ter 80 anos de emancipação política, o município só foi receber investimento em coleta e tratamento de esgoto na administração de Reinaldo Azambuja.

 

A construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) foi feita pelo governador, por meio da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), e o município já conta com mais de 20% de cobertura.

 

Reinaldo Azambuja também entregou várias pontes de concreto no município: duas sobre o Rio Santo Antônio, uma sobre o Córrego Desbarrancado e outra sobre o Rio Santa Tereza. 

 

A história de uma dessas pontes é bem conhecida. Ela substitui uma passagem entregue pela gestão anterior que, literalmente, desabou, apenas quatro anos após ter sido inaugurada. A ponte anterior sobre o rio Santo Antônio, inaugurada em abril de 2012, não suportou as chuvas de verão de janeiro de 2016. As cenas da estrutura ruindo em efeito dominó assustaram a população e viraram assunto de repercussão nacional. 

 

O desabamento isolou regiões de produção agropecuária, incluindo os assentamentos Rio Feio e Retirada da Laguna. Foi preciso construir uma estrutura para substituir a que caiu. Em julho deste ano, a nova ponte foi entregue pelo governador Reinaldo Azambuja. Com 80 metros de comprimento, ela custou R$ 4,2 milhões e restabeleceu o acesso.

 

Ponte que não cai

 

A nova passagem é um exemplo da nova concepção de engenharia adotada pelo atual governo, que prima pela qualidade técnica de suas obras, em especial de infraestrutura, para evitar desabamentos.

 

Além das pontes de concreto, o governador inaugurou a pavimentação asfáltica de diversas ruas, iniciou a reforma da Escola Estadual Salomé de Melo Rocha e a construção de casas na área rural, entre outros investimentos.